27 de fevereiro de 2011

Postalis 30 anos


No ultimo, 26 de Fevereiro de 2011, o Postalis completou 30 anos, data que simboliza o inicio de sua fase adulta. São 30 anos garantindo aos seus participantes, benefícios para garantir uma vida melhor no período de inatividade. Para se ter uma idéia, hoje tem 12 mil participantes assistidos pelo nosso instituto, em gozo de benefícios.



Temos defendido uma política permanente de Educação Previdenciária para que os trabalhadores ecetistas, entendam a importância da Previdência Complementar na vida do trabalhador. Infelizmente! Ainda há um grande número de trabalhadores, novos e antigos, que só olham para o nosso instituto como instituição de empréstimo, o que confirma a ausência de uma conscientização previdenciária. Os Fundos de Pensão tem como objetivo, garantir aos participantes, na inatividade, o mesmo padrão de vida da ativa, através da complementação.



Hoje, podemos dizer que o POSTALIS, em que pese as dificuldades enfrentadas no decorrer dos seus trinta anos, tem se consolidado e, ostenta lugar de destaque no mundo dos Fundos de Pensão. Passos importantes foram dados com a lei 108 e 109 em 2001, tanto no aspecto da governança como no da democratização dos fundos. Foi a partir das citadas leis que conseguimos a participação de representantes dos participantes no Conselho deliberativo e Fiscal do instituto.



Apesar dos avanços, temos ainda muito que fazer para tornarmos o nosso instituto uma ferramenta de Recurso Humano adequada para nós ecetistas. O plano de previdência Postalprev, carece de melhorias e ajustes técnicos; o estatuto precisa de mudanças que aponte para uma maior democratização, e, a direção do instituto precisa exercitar uma real aproximação com os participantes, em especial nas prestações de contas, que devem ser feitas às entidades sindicais, a exemplo do que é praticado pelos demais fundos.



Falar de democracia é exigir uma abertura real, onde as partes envolvidas tenham a garantia de participação e gestão. Hoje, apesar da nossa participação nos Conselhos do POSTALIS, não é suficiente para fazermos com que o olhar do participante tenha reflexo na entidade. Precisamos ousar, temos que lutar para garantirmos a nossa participação, também, na direção do instituto.



Finalizando, afirmar que o POSTALIS É NOSSO, e que, por esse motivo, exige de nós um tratamento diferenciado, para que agente possa comemorar com carinho os 60, 90, 120 anos.


Parabéns POSTALIS, parabéns participantes ecetistas.

Rogério Ubine

Reginaldo Chaves

Conselheiros Eleitos

Sobre o Blogueiro:
Rogério Ubine é carteiro na cidade de Ribeirão Preto, Diretor Nacional da FENTECT e Vice Presidente do Comitê Postal da UNI-AMÉRICAS

0 comentários:

Postar um comentário