No ultimo,
Hoje, podemos dizer que o POSTALIS, em que pese as dificuldades enfrentadas no decorrer dos seus trinta anos, tem se consolidado e, ostenta lugar de destaque no mundo dos Fundos de Pensão. Passos importantes foram dados com a lei 108 e 109 em 2001, tanto no aspecto da governança como no da democratização dos fundos. Foi a partir das citadas leis que conseguimos a participação de representantes dos participantes no Conselho deliberativo e Fiscal do instituto.
Apesar dos avanços, temos ainda muito que fazer para tornarmos o nosso instituto uma ferramenta de Recurso Humano adequada para nós ecetistas. O plano de previdência Postalprev, carece de melhorias e ajustes técnicos; o estatuto precisa de mudanças que aponte para uma maior democratização, e, a direção do instituto precisa exercitar uma real aproximação com os participantes, em especial nas prestações de contas, que devem ser feitas às entidades sindicais, a exemplo do que é praticado pelos demais fundos.
Falar de democracia é exigir uma abertura real, onde as partes envolvidas tenham a garantia de participação e gestão. Hoje, apesar da nossa participação nos Conselhos do POSTALIS, não é suficiente para fazermos com que o olhar do participante tenha reflexo na entidade. Precisamos ousar, temos que lutar para garantirmos a nossa participação, também, na direção do instituto.
Finalizando, afirmar que o POSTALIS É NOSSO, e que, por esse motivo, exige de nós um tratamento diferenciado, para que agente possa comemorar com carinho os 60, 90, 120 anos.
Parabéns POSTALIS, parabéns participantes ecetistas.
Rogério Ubine
Reginaldo Chaves
Conselheiros Eleitos
0 comentários:
Postar um comentário