14 de março de 2011

Assembléia em Santos avalia negociação da PLR e debate situação do POSTALIS



A convite da diretoria do SINTECT/SANTOS, o conselheiro Rogério Ubine esteve presente a assembléia da categoria para avaliar as negociações da PLR, discutir a situação do Postalis frente à decisão de reajuste de 200% no plano BD, nos sindicatos com liminares e validar os representantes sindicais escolhido por local de trabalho.
A assembléia que ocorreu no ultimo dia 11 de Março, no auditório do SINTECT, foi conduzida pelo presidente da entidade Francisco José Nunes- Kiko ,
que convidou para compor a mesa Marcio Farina e Rogério Ubine . Além dos trabalhadores de Santos estiveram presentes os trabalhadores de outras cidades como: Itanhaem, Peruíbe, Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Guarujá.
Inicialmente foram apresentados os representantes escolhidos nos locais de trabalho, lido os nomes colocado em votação foi aprovado por unanimidade. Na questão da PLR foi feita a explanação pelo presidente da entidade que solicitou ao membro da comissão de negociação da PLR, Rogério Ubine um relato das negociações. Após relato e colocado em votação foi rejeitada a proposta apresentada pela empresa.


Na questão do Postalis foi aberta a palavra ao conselheiro
Rogério Ubine para relatar sua atuação no conselho deliberativo do Postalis. O conselheiro inicialmente justificou a ausência do conselheiro Reginaldo Alcântara, por motivos de falta de passagem aérea, mas enfatizando que tudo ali apresentado é discutido entre os dois conselheiros.
Apresentou um breve relato sobre a atuação dos conselheiros, a situação da RSTS (reserva de tempo de serviço anterior) que marcou um inicio tumultuado de mandato como conselheiros, onde a mesma foi redimensionada para o dobro do valor inicial, e que esta sendo analisada para reconhecimento da diretoria da ECT.
Também falou sobre a decisão que apontou a necessidade de reajuste de 200% para os trabalhadores das bases dos SINTECT: SANTOS, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, BAURU E RIO GRANDE DO SUL. No total são aproximadamente 3.600 trabalhadores.
O decisão do reajuste aconteceu no momento de reavaliação do plano de custeio do BD para 2011 em dezembro, que foi aprovado, com votos contrários dos conselheiros Reginaldo e Rogério Ubine, por entender que o POSTALIS E ECT deveria preceder de uma negociação com as entidade portadoras das liminares antes de qualquer reajuste.
O Conselheiro relatou que a FENTECT apresentou sua pauta de negociação ao presidente da ECT, Wagner Pinheiro e tem a expectativa de uma solução negociada com a ECT e POSTALIS.
Quanto a necessidade de reajuste relatou que ainda a patrocinadora não aprovou, e está submetendo o assunto ao DEST (Ministério do Planejamento) para autorização. O conselheiro disse: “Enquanto diretor da FENTECT e Conselheiro do Postalis entendo que foi muito positivo que na reunião do dia 03 de março, com o presidente Wagner Pinheiro, onde o mesmo já havia sido abordado por motivo dos 30 anos do Postalis, e o presidente pediu que a FENTECT apresentasse a sua pauta de mudanças no Postalis.Esperamos que possamos avançar de fato.”
Para finalizar Rogério disse: “A situação estabelecida não é bom para ninguém, porque gera instabilidade para todas as partes envolvidas. Os trabalhadores aqui podem contar com nosso apoio e luta para as melhorias necessárias no Postalis. Estamos juntos e temos fé que a luta dos trabalhadores avançará para construção de uma solução negociada.”

Sobre o Blogueiro:
Rogério Ubine é carteiro na cidade de Ribeirão Preto, Diretor Nacional da FENTECT e Vice Presidente do Comitê Postal da UNI-AMÉRICAS

0 comentários:

Postar um comentário