11 de abril de 2011

Trabalhadores nos Correios em jornada de lutas


Os trabalhadores dos Correios têm enfrentado um dos piores momentos na história da nossa empresa. A decisão desastrosa da gestão anterior de não realização de concurso público, bem como a adoção de um plano de demissão voluntária que resultou na demissão de mais de 6 mil trabalhadores trouxe o caos aos Correios.


Hoje o quadro da ECT é desesperador: Muitos trabalhadores terceirizados colocando a qualidade dos serviços postais em decadência; Empresas terceirizadas que não pagam salários; Muitas horas extras; Trabalho em dias de descanso; Muita gente com a saúde prejudicada, sem condições de trabalhar, etc. As condições de trabalho na ECT são as piores possíveis e imagináveis, colocando a população local contra os trabalhadores, que são responsabilizados pelo atraso nas entregas, chegando, em determinados momentos, até ser agredidos.


Neste quadro de desestruturação da ECT por uma política deliberada da direção da empresa durante anos, o governo apresenta um pacote que procura “salvar” a ECT. Um pacote construído a quatro paredes, sem ouvir a sociedade e os trabalhadores dos Correios.


Este pacote inclui o alongamento do prazo final das licitações das franquias para 2012, deixando uma parte considerável dos lucros com as grandes Franquias sem uma regulação adequada. Também retoma a discussão do Banco Postal de forma a manter o modelo de parceria adotada inicialmente, que paga apenas pelos serviços prestados, dando enorme lucro aos banqueiros e precarizando sobremaneira as condições de segurança e trabalho nas agências.


Mais agravante é o caso do novo estatuto da ECT, que se quer foi repassado cópia aos trabalhadores para um debate franco. O Ministro das Comunicações, Sr. Paulo Bernardo, em audiência na comissão de ciência e tecnologia do Congresso Nacional em 06/04/2011 disse que o estatuto estava pronto e seria encaminhado ao Congresso Nacional, onde prevê uma série de alterações. O fato é que nada disso foi amplamente debatido com os trabalhadores, apenas apresentado, em formato PowerPoint à FENTECT, sem abrir qualquer debate de propostas.


Nós defendemos o fortalecimento da empresa, o que na prática passa pelo fortalecimento da logística da empresa. Hoje existem muitas terceirizações, precisamos avançar em relação ao fim das mesmas. Precisamos reestruturar a ECT com investimentos em tecnologia. Precisamos contratar funcionários que possam garantir a universalização dos serviços postais de fato. Discutir os Correios em áreas rurais. Mas na prática a proposta do governo é outra, criar empresas privadas para atuar no objeto fim da empresa. Estas empresas fariam os serviços atuais da ECT, com trabalhadores em condições de trabalho precárias. O que é hoje os correios, uma grande empresa de logística, passaria a ser uma empresa mãe com outras empresas fazendo os trabalhos subsidiariamente. A possibilidade de outras empresas realizar trabalhos do objeto da empresa fragiliza sobremaneira a ECT. Uma empresa grande em seu tamanho, porém, maior ainda em seu objetivo, que é integrar o nosso país em uma rede de logística com preços adequados.



Nossa jornada de luta procura trazer este debate a luz, apresentando à sociedade nossa visão de contrariedade à forma que está sendo conduzida a ECT. Iremos resistir a estes ataques com unidade, denunciando e organizando os trabalhadores contra isto.



Pedimos o apoio da população a nossa luta, que defende uma das maiores empresas públicas do nosso país, com 110 mil trabalhadores. Defendemos uma empresa que se encontra em todo o território nacional e que permite interligar nosso país de norte a sul.

Dia 12 de Abril – Atividades no Congresso Nacional

Dia 13 de Abril – Ato em Frente a ECT

Dia 14 de Abril – Ato no Ministério das Comunicações

Dia 15 de Abril – Ato na Casa Civil.

Pelo fortalecimento da ECT, com contratação de 30 mil trabalhadores!

Contra a reforma do estatuto com criação de empresas privadas no objeto da empresa!

Pelo Banco Postal Próprio



Rogério Ubine

Secretário de Relações Internacionais

FENTECT

Sobre o Blogueiro:
Rogério Ubine é carteiro na cidade de Ribeirão Preto, Diretor Nacional da FENTECT e Vice Presidente do Comitê Postal da UNI-AMÉRICAS

0 comentários:

Postar um comentário