13 de abril de 2014

Negociação permanente, a maçã envenenada da branca de neve

Ribeirão Preto , 13 de Dezembro de 2013.


 
No conto, uma bruxa chega à casa da Branca de Neve e lhe oferece um linda maça, um grande e linda maça, daquelas que faz qualquer um sentir vontade de comer, a moça sem dinheiro pra comprar recebe uma proposta  generosa de ganhar aquela linda maça. Ao mordê-la a moça cai em um profundo sono!
 
            Como no conto acima, a ECT preparou aos sindicatos um linda maça, chamada MNNP(mesa nacional de negociação permanente). De uma hora pra outra aquela que nem queria saber de negociar no acordo coletivo, que não aceitava os 41 sindicatos na mesa de negociação, passa a não só aceitar como a pagar passagens, avião, hotel, táxi e diárias aos sindicalistas.
 
            Assim a empresa preparou uma negociação onde colocou a pauta e as condições. Ela ditou as regras. Com um movimento inexplicável alguns sindicatos começaram como por “encanto” a se sujeitar a lógica da empresa, de negociação paralela, de assinaturas de acordo sem assembléias. Dá lógica de fazer acordo por sindicatos, como se não soubessem que o TST decidiu que o acordo é nacional e representado pela FENTECT. Também esqueceram que a força esta na coletividade e não na individualidade. A empresa nestas negociações propôs 5 itens de discussão, entre eles; 1) que o período de compensação da greve termine neste mês de dezembro.2)Que as greves que ocorreram em 2013 de forma isoladas, seja compensadas até final de Março.3) Acerto de comissão pra analisar acidentes de transito e responsabilização.4)Anistia lei eleitoral.5) assistência médica aos sindicalistas liberados acima de 15 dias. Estes acordos valem lógico para quem comer a maça, ou seja, assinar os acordos.
 
            Bom,  foram assinados por vários sindicatos estes protocolos, que entre outras coisa reconheceram o acordo assinado entre a FINDECT E ECT , no acordo coletivo de 2013. Uma coisa que o próprio TST havia discutido e dito que deve existir apenas um acordo coletivo, por se tratar de uma empresa nacional e deve ser assinado pela FENTECT.
 
A MAÇA “ENCANTADA”
 
            A empresa informou que no dia 16 de Dezembro deste ano, começa a implantar o POSTAL SAÚDE. Todos sabem que nosso plano de saúde o Correio Saúde é sem dúvida o melhor plano de saúde, tanto em cobertura com em compartilhamento do setor público. Que a mudança mudará a lógica do plano que passará de auto gestão por RH para auto gestão caixa de assistência.  Esta mudança transferirá nosso plano para as mãos dos políticos, ou seja, um orçamento de 1 bilhão sendo administrado por políticos de plantão. Além disto, muda a forma de custeio de custeio pelo orçamento da ECT por custeio em capital de cobertura calculado atuariamente. O PLANO POSTAL entra em uma outra fase que trará prejuízos aos trabalhadores no custeio e trará transtorno no recadastramento dos prestadores de serviço.
            Todas estas mudanças acontecem no mesmo momento em que a maça é oferecida aos sindicatos, e ao discutir o POSTAL SAÚDE a empresa diz que não aceita discutir e que irá implantar a mudança na gestão. No máximo ela aceita garantir por hora aos ativos, ou seja, tenta aplicar o modelo do POSTALIS  de quebra agora os novos entrantes e depois atacar o restante.
 
            A greve de 2013 foi realizada pela não mudança da gestão, pela manutenção do Correio Saúde e o TST decidiu assim. A ECT vai contra a justiça e sem respeito aos trabalhadores, e o que parte do movimento sindical faz?
 
            Nada se calam de maneira suspeita e começam a discutir outros assuntos que são importantes, mas nada se compara ao nosso plano de saúde. Quando chamado a discutir em plenária nacional, sem entrar no mérito dos problemas da FENTECT , preferem continuar na mesa assinando acordos menores fingindo que não esta acontecendo nada.
 
            Toda esta armação, omissão, entrega, etc.Como queiram chamar é coordenada pelos sindicatos ligados ao PT ARTICULAÇÃO e com a conveniência da  FINDECT. Que em troca passa a ter seus acordos reconhecidos pelos sindicatos da ARTICULAÇÃO/PT/CUT. Esta ação faz parte de um projeto articulada pelo governo do PT, aparelhando nosso plano de saúde e preparando  a eleição tranqüila da presidente Dilma em 2014. Aliadas as mudanças geradas pela reforma do estatuto da ECT o PT segue a passos largos rumo a privatização dos Correios.
 
            Não é natural terminarmos uma greve em final de outubro e em dezembro, onde declaramos guerra ao POSTAL SAÚDE declaramos guerra à divisão da categoria por um acordo nacional e conseguimos que o TST declarasse tudo isto e agora, menos de 2 meses estes sindicatos assinam acordo que divide a categoria e esquecem a luta pelo  Correio Saúde, fazendo vista grossa a sua implantação.
 
Apesar de você PT amanhã há de ser outro dia!
 
            Pelo menos 15 sindicatos recusaram a assinar estes acordos, que traem sem dúvida a categoria nacional. Quando dizemos traem,  queremos deixar claro que ao aceitar a divisão da categoria e aceitar de forma pacífica a transferência da gestão de nosso plano de saúde é uma traição.            Os sindicatos nascem pra lutar pelos trabalhadores, pelos seus direitos. O sindicato é a voz do oprimido, e a força contra o opressor, contra o patrão que busca roubar cada gota de suor do trabalhador. Assim um sindicato que não reage e que se alia aos patrões não pode ser a sua voz, é a voz do patrão. Hoje os sindicatos ligados a articulação sindical/PT/CUT fazem esta parte e os sindicatos ligados a FINDECT se aliam a esta situação.
 
A Resistência
 
Estes sindicatos se reuniram em Brasília neste dia 12/12 e aprovaram a construção da greve contra o POSTAL SAÚDE. Não ao POSTAL SAÚDE !
            

Sobre o Blogueiro:
Rogério Ubine é carteiro na cidade de Ribeirão Preto, Diretor Nacional da FENTECT e Vice Presidente do Comitê Postal da UNI-AMÉRICAS

0 comentários:

Postar um comentário